“Herói” do WannaCry é preso nos EUA

O jovem especialista que parou o ataque cibernético global da WannaCry foi preso nos EUA por supostamente conspirar para anunciar e vender um software malicioso que visava contas bancárias.
Marcus Hutchins, de 23 anos, que salvou o NHS de criminosos virtuais, estava em uma conferência de hackers em Las Vegas quando ele foi preso pelo FBI.

O Departamento de Justiça dos EUA revelou que ele enfrenta seis acusações de ajudar a criar, difundir e manter o Trojan bancário Kronos entre 2014 e 2015.

 

MarcusHutchinsjpg-300x202 "Herói" do WannaCry é preso nos EUA
Herói do WannaCry é preso nos EUA


Segundo a acusação, os crimes ocorreram entre julho de 2014 e julho de 2015 e
Hutchins foi acusado em conjunto com um outro indivíduo que não foi identificado.
A acusação alegou que Hutchins “criou o malware Kronos” e a outra pessoa depois vendeu por US $ 2.000 online.

O malware Kronos foi espalhado através de e-mails com anexos maliciosos e permitiu que seus usuários roubassem dinheiro usando credenciais como senhas de internet banking.

As alegações não estão relacionadas com o ataque WannaCry, ele foi creditado com a suspensão, de acordo com um oficial dos EUA.


O especialista em segurança, do Devon, foi tratado como herói em maio, quando descobriu um “botão de desligar” para o Wanschry Ransomware, que se espalhou para centenas de milhares de computadores em 150 países.
Entre as vítimas havia dezenas de NHS Trusts, que foram forçados a atrasar as operações e afastar as pessoas.

Hutchins, que interrompeu o ataque de seu quarto sob o pseudônimo MalwareTech, teria ajudado o National Cyber Security Center do GCHQ desde o incidente.

Uma fonte disse que a organização colaborou com muitos indivíduos particulares e estava “muito envolvida na comunidade”, da qual Hutchins faz parte.

Em sua prisão, um porta-voz do NCSC disse: “Estamos cientes da situação. Esta é uma questão de aplicação da lei e seria inapropriado fazer mais comentários.”.

Janet Hutchins, sua mãe, disse ao Telegraph que estava tentando descobrir exatamente o que aconteceu com seu filho, mas disse que ainda não conseguiu confirmar nada.

“Eu acho que vou estar bastante ocupada esta noite”, acrescentou.

 

Por Telegraph

Deixe uma resposta